A Grande Deusa Hera antes do patriarcado

domingo, 6 de setembro de 2009

HERA A GRANDE RAINHA



Hera, a deusa das mulheres

Cantemos agora Hera, a deusa das mulheres,
Que governa o mundo no seu trono de ouro.

Cantemos agora Hera, a filha de Terra,
filha da mais antiga das deusas.

Cantemos agora a rainha dos deuses,
Cantemos a mais bela de todas as deusas.

Ninguém é mais amado do que tu,
Feminina hera, ninguém é mais venerado.

Não há ninguém na terra mais respeitado do que tu
Ó majestosa Hera, ninguém mais partilha da tua glória

És acima de todas a mais venerada das deusas
És acima de todos os deuses a mais amada de sempre.



Rosa Leonor Pedro


O SIMBOLISMO



O seu mito era associado a vaca, o que revela o seu vínculo com a fecundidade e com o nascimento. Seus outros símbolos são a via-láctea, diadema de diamantes, o lírio e a iridescente pena da cauda do pavão, que continha olhos, simbolizando a cautela de Hera.

A vaca sempre foi associada à deusas da Grande-Mãe como provedoras e nutridoras, enquanto a via-láctea, em grego gala significa "leite da mãe", reflete uma crença anterior às divindades olimpicas, de que ela surgiu dos seios da Grande Mãe. Isso depois torna-se parte da mitologia de Hera, que conta que o leite que jorrou de seus seios formou a Via-Láctea. As gotas que caíram sobre a Terra tornaram-se lírios, símbolo do poder de autofertilização feminino da Deusa.


Via Láctea - esse nome dado à galáxia onde se encontra o nosso sistema solar deve-se justamente ao que os antigos gregos acreditavam ser a parte visível dela no céu escuro: uma longa mancha branca de leite espirrado do seio divino da Deusa Hera. Fica claro por que Via Láctea é o mesmo que "caminho do leite". Hoje sabemos que a grande mancha é na verdade uma parte das cerca de 100 bilhões de estrelas que formam a nossa galáxia.


"Na Antigüidade, o princípio feminino na imagem da Deusa simbolizava o princípio do relacionamento - a conexão oculta existente entre todas as coisas. Em segundo lugar, simbolizava a justiça, a sabedoria e a compaixão. Em terceiro, e principalmente, o princípio feminino era identificado com a dimensão invisível que existe para além do mundo conhecido - uma dimensão que pode ser vista como uma vasta e invisível matriz ou teia, ligando o espírito não-manifesto à matéria manifesta. A palavra então usada para identificar essa matriz era Grande Mãe ou Deusa; posteriormente, passou a ser chamada de Alma. O princípio feminino oferece uma imagem da integração, sacralidade e inviolabilidade de toda a vida; o mundo dos fenômenos (natureza, matéria, corpo) era visto como sagrado por ser a teofania ou manifestação do espírito cósmico.A grande falha da civilização patriarcal tem sido sua ênfase excessiva do arquétipo masculino (identificado com o espírito) e a desvalorização do feminino (identificado com a natureza). Isto se reflete no fato de que a figura divina não possui uma dimensão feminina, e também no desprezo pela alma e na misoginia responsável pela repressão e pelo sofrimento das mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário